locucaoOlá Amigos

Hoje vou falar de um tema importante em qualquer curso de Comunicação. Teremos entre outros temas, tão importantes quanto, exercícios de voz e fala e uma seção de interpretação, permitindo que a fala cumpra sua missão mais ampla que é atingir a quem ouve, que permita expor idéias e sentimentos de forma adequada. Mais: – intercambiar ideias. Promover a criatividade.Você é quem encontrará textos em que melhor se aperfeiçoem as suas qualidades. Mais. Você vai criar seus próprios  “textos”. Você vai criar, escrever e depois ler este mesmo texto. Estaremos assim trabalhando a criatividade, a técnica da escrita e a técnica da leitura oral.

- “Conhecer sua língua, saber falar, saber se comunicar, saber transmitir o que sente e o que pensa são necessidades básicas do homem. O homem se inferioriza quando limita sua língua. O empobrecimento do vocabulário, a incapacidade de utilizar a riqueza do idioma, tira qualidade, rouba grandeza ao ser humano.Falar é sem dúvida a grande conquista do homem. Mesmo o coloquial pode ser valorizado, ser criativo, sem apelar para o preciosismo. Cada palavra pesa, significa, quer dizer. Quando alguém tem sua linguagem oral prejudicada é que se dá o verdadeiro valor a cada palavra. Ela passa a reassumir toda a sua extraordinária  importância. É a linguagem que nos humaniza. É a linguagem que nos conduz à melhor compreensão de nosso semelhante”. – Pedro Bloch

Você tem filhos pequenos em fase de aprendizado? Melhore sua fala para que seu filho também, fale bem. Para falar bem você tem que “Pensar Bem”.  Ninguém pode falar bem, se não tem o que dizer, se não pensa. Falar bem implica num aprendizado. É conseguir transmitir o que se é e o que se pretende dizer.Para isso, a primeira técnica a ser conquistada é conhecer seu próprio idioma e saber como utilizá-lo eficientemente. 

O homem precisa estar cada dia mais informado (ler e ouvir mais) se interessar pelo seu semelhante e pelo mundo, digerir o que está acontecendo e formar sua opinião própria. Dizer só não basta. É preciso que o dizer seja autêntico. Mais. Que a cada palavra se dê seu verdadeiro valor e significado.Uma inflexão pode alterar tudo:uma entonação pode trair o que se queria dizer. Uma palavra enfatizada indevidamente, pode alterar o sentido. Uma coisa é o que você pretende dizer. Outra é o que o seu ouvinte entendeu.

Você, em algum momento  se preocupou em ouvir a sua própria voz ao falar?  Você  algum dia prestou atenção  no “como” você fala? Se consegue coordenar bem os seus pensamentos, e expressá-los de uma maneira clara e objetiva?

Encerro fazendo um convite a todas as pessoas que se interessam pelo tema. Vamos juntas de 06 a 10 de julho/15  buscar respostas  à  essas perguntas e assim, aperfeiçoarmos a nossa comunicação.? Estou aguardando as  inscrições através o contato desse nosso blog. Turmas de apenas 10 pessoas.  Sônia Medeiros